Sobre a profissão

Este profissional pode atuar como assistente dos engenheiros em atividades voltadas para o desenvolvimento de projetos de máquinas, equipamentos e instalações em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos.

Para ser um técnico em eletromecânica é necessário concluir o ensino médio e fazer um curso técnico em eletromecânica. No entanto, técnicos em mecânica, em elétrica ou em eletrônica, com noções da área complementar, também podem exercer a função. O profissional pode atuar em empresas que fabricam e montam veículos; em indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, entre outras.

Atuem em conjunto com engenheiros, os técnicos avaliam projetos, esquemas e instruções, especificam componentes e materiais, definem processos de fabricação e de montagem de componentes. Além disso, constroem e testam protótipos. Faz parte de suas atribuições realizarem manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações. 

Ter espírito de liderança e saber se relacionar com superiores e subordinados são alguns dos requisitos para este profissional. As empresas buscam por aqueles que sabem apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia a dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.

Áreas de atuação:

Eletroeletrônica Industrial, Indústria Automotiva, Hardware e sistemas

Entidades associadas:

Associação Brasileira de Engenharia Industrial

Cursos Relacionados