Sobre a profissão

Os profissionais com formação técnica em Eletrônica podem atuar em empresas que fabricam máquinas e equipamentos, componentes elétricos, eletrônicos, microcomputadores e equipamentos de comunicações, em laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa, assim como em empresas que prestam assistência técnico-comercial.

Trabalhando em conjunto com engenheiros eletrônicos, ou como autônomos, os técnicos de eletrônica instalam equipamentos eletrônicos como, por exemplo, televisões, aparelhos de som, computadores, entre outros. Fazem reparos ou ajustes de componentes, testam o funcionamento de equipamentos eletrônicos para identificar disfunções e inspecionam componentes para detectar perda de conexões e desgaste de fios. Faz parte, ainda, de suas atribuições participarem da programação de equipamentos, com o auxílio de recursos da informática. Além disso, realizam a manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos por meio de medições, calibrações e testes.

As empresas buscam por profissionais qualificados, que sempre estão em busca do aperfeiçoamento profissional, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre se atualizando sobre novas técnicas para a melhoria de qualidade, respeitando as diretrizes de segurança, saúde e meio ambiente.

Áreas de atuação:

Eletroeletrônica Industrial, Indústria Automotiva, Hardware e sistemas

Entidades associadas:

Associação Brasileira de Engenharia Industrial

Cursos Relacionados