Profissões de Futuro Petrobras

Técnico de eletrotécnica

Depoimento: Tiago Caires dos Santos

Os locais que mais empregam os técnicos de eletrotécnica são as concessionárias de energia elétrica, empresas de telefonia e prestadoras de serviços de instalação e manutenção elétrica. Faz parte da rotina de trabalho dos técnicos em eletricidade e eletrotécnica planejarem métodos e sequências de operações para testar e operarem sistemas elétricos. 

Além disso, juntamente com engenheiros elétricos, projetam e executam sistemas de aterramento e de proteção de descargas elétricas. Suas atribuições abrangem, também, supervisionar sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade, assim como realizar manutenções, inspecionar e testar equipamentos e estruturas, diagnosticando causas de problemas e desenvolvendo soluções para sua correção.

Para ser um técnico em eletricidade e eletrotécnica é necessário concluir o ensino médio e fazer um curso técnico em eletricidade, eletrotécnica ou área correlata. 

Áreas de atuação: Construção civil, Telecomunicações, Infraestrutura, Elétrica

Entidades e associações:

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Agora é a sua vez! Cadastre-se e dê sua opinião:

Com o objetivo de estimular a formação técnica em jovens de todo o Brasil, o projeto Profissões de Futuro reúne informações e experiências profissionais neste site e em palestras em instituições de ensino. Você também pode colaborar com o projeto dando sua opinião nesta pesquisa e avaliando nossa atuação. Faça seu cadastro e responda à pesquisa.

Desejo participar

Compartilhe