Profissões de Futuro Petrobras

Técnico de inspeção de equipamentos e instalações

Depoimento: Sandro Romero Barbosa

Imagine uma grande indústria. Você vê grandes equipamentos e máquinas? É claro que sim. A tecnologia é parte fundamental de qualquer grande empresa. O técnico de inspeção de equipamentos é o técnico responsável por garantir a continuidade, segurança operacional e integridade estrutural dos equipamentos e instalações das indústrias onde atua. Ele é hoje um dos profissionais mais requisitados pelo mercado.

Este técnico é o responsável pela integridade estrutural e segurança operacional dos diversos sistemas de uma indústria, tais como dutos, vasos, torres, reatores, trocadores de calor e demais equipamentos nos mais diversos tipos de instalações em terra e mar. Também são atribuições deste profissional a execução ou testemunho de ensaios destrutivos, não destrutivos e metalográficos, testes de pressão, calibração de instrumentos de inspeção, de cálculo de taxa de corrosão e definição da vida residual dos sistemas.

Áreas de atuação: Manutenção Industrial, Engenharia de Produção

Entidades e associações:

Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção

Agora é a sua vez! Cadastre-se e dê sua opinião:

Com o objetivo de estimular a formação técnica em jovens de todo o Brasil, o projeto Profissões de Futuro reúne informações e experiências profissionais neste site e em palestras em instituições de ensino. Você também pode colaborar com o projeto dando sua opinião nesta pesquisa e avaliando nossa atuação. Faça seu cadastro e responda à pesquisa.

Desejo participar

Compartilhe