Sobre a profissão

Os técnicos instrumentação, automação e controle são responsáveis por manter o bom funcionamento dos sistemas de medição e controle em processos produtivos de diversos segmentos da indústria.

A instrumentação está diretamente ligada aos processos industriais e seus sistemas de automação. Inicialmente encontrava-se restrita aos setores industriais de processos contínuos, mas ampliou suas aplicações em diversos segmentos da indústria em que o controle do processo foi introduzido como forma de aumentar a eficiência dos processos de produção, elevando a qualidade dos produtos e reduzindo o tempo e os custos de fabricação. 

Portanto, os técnicos de instrumentação poderão atuar em empresas que desenvolvem atividades relacionadas aos setores automobilístico, farmacêutico, têxtil, de alimentos, celulose e papel, metalúrgico, químico, refino e transporte de petróleo, geração de energia e saneamento básico, petroquímico, fertilizantes, cimento, borracha e vidro.

Faz parte de o seu dia a dia realizar testes e procedimentos de manutenção preventiva e/ou corretiva de equipamentos e instrumentos de medição e de controle para pressão, temperatura e outras variáveis de processos contínuos e de manufatura. Faz parte, ainda, de suas atribuições calibrarem, reparar e ajustar instrumentos e realizar instalação de instrumentos de medição e controle.

Áreas de atuação:

Indústria petroquímica, petróleo e gás

Entidades associadas:

Associação Brasileira dos Profissionais de Instrumentação, Controle e Automação 

Cursos Relacionados