Sobre a profissão

O momento atual é de renovação de mão de obra no setor Elétrico. Este profissional é procurado por empresas de áreas de atuação completamente diferentes entre si. Por exemplo, empresas de Telecomunicações, de Engenharia Biomédica, de Hardware e programação e Microeletrônica. Neste leque amplo, soma-se a indústria de energia, com hidrelétricas, usinas nucleares e termelétricas.

O técnico de manutenção elétrica executa tarefas de caráter técnico relativas a projetos de manutenção de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções e outros documentos específicos, utilizando instrumentos apropriados, para garantir o perfeito funcionamento dos mesmos.

Trabalham em manutenção e reparação; exercem suas atividades na indústria, no comércio e no setor de serviços. Estão presentes tanto em fábricas de processos contínuos como na fabricação de produtos. Participam de processos de reorganização e reforma da produção, da atividade comercial ou de serviços e implantação de novas tecnologias, atuando também no segmento de petróleo e gás.

Profissionais das áreas de Automação Industrial, Eletrônica, Eletroeletrônica ou Mecatrônica tem a oportunidade de ingressar nesta carreira e, alinhados às exigências de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, tem grandes oportunidades neste mercado de trabalho.

Áreas de atuação:

Engenharia Biomédica, Automação, Hardware e programação, Microeletrônica, Telecomunicações

Entidades associadas:

Associação Brasileira de Manutenção

Cursos Relacionados