Sobre a profissão

Com funções ligadas à manutenção de equipamentos, máquinas e sistemas mecânicos, este profissional pode ter formação em Eletromecânica, Fabricação Mecânica, Mecânica e Manutenção de Aeronaves. Técnicos dessas áreas encontram mercado aberto e em expansão, já que são considerados profissionais essenciais para o desenvolvimento das empresas.

De um modo geral, o técnico de manutenção mecânica atua nos processos de manutenção mecânica, executando atividades nas áreas de projeto, instalação, reparo e conservação de máquinas e equipamentos. Utiliza métodos, técnicas e instrumentos específicos, seguindo normas técnicas e procedimentos de segurança e higiene no trabalho e observando o cumprimento de prazos, comparando custo benefício de forma a assegurar o pleno funcionamento de máquinas e equipamentos industriais, através dos testes requeridos.

O técnico de manutenção mecânica pode atuar nos setores de petróleo, gás e energia, construção civil e serviços, desenvolvendo projetos e atividades de planejamento e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos.

Áreas de atuação:

Manutenção industrial, Serviços

Entidades associadas:

Associação Brasileira de Manutenção

Cursos Relacionados