Profissões de Futuro Petrobras

Técnico de segurança do trabalho

Depoimento: Leonardo Louis Ricardo

O técnico de segurança do trabalho atua em todos os setores industriais. Ele é um importante profissional, atuando principal na prevenção de acidentes. Além disso, ele é o responsável por informar o empregador e os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, promovendo campanhas, cursos e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, como também ações de prevenção ao meio ambiente.

Além de executar inspeções, recomendações e, quando necessário, auditorias técnicas, este profissional deve realizar estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde. O técnico de segurança no trabalho também ministra treinamento teórico e prático sobre segurança, com o objetivo de manter os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, normas e procedimentos aplicáveis. A capacidade de liderança e boa comunicação estão entre as características principais deste profissional. 

Áreas de atuação: Indústria de energia

Entidades e associações:

Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho

Cursos relacionados

Agora é a sua vez! Cadastre-se e dê sua opinião:

Com o objetivo de estimular a formação técnica em jovens de todo o Brasil, o projeto Profissões de Futuro reúne informações e experiências profissionais neste site e em palestras em instituições de ensino. Você também pode colaborar com o projeto dando sua opinião nesta pesquisa e avaliando nossa atuação. Faça seu cadastro e responda à pesquisa.

Desejo participar

Compartilhe